Quais as competências a colocar em um currículo?
Quando escrevemos um curriculum vitae é possível que nos sintamos assoberbados com a quantidade de aspectos a considerar. Na verdade, a criação de um curriculum vitae pode ser algo aterradora e aborrecida, principalmente para quem não está familiarizado com o processo. Fazer uma exposição sobre nossa experiência, nossas competencias e nossas qualificações, ainda assim, é necessário quando queremos expor, para um potencial empregador, quem somos e quais as razões que nos tornam o candidato ideal para um cargo específico em uma dada empresa. Torna-se, assim, fundamental que saibamos explicar, no curriculum vitae, quais as competencias que nos tornam únicos.
Competências técnicas e pessoais
Para começarmos o processo de nos apresentarmos, é importante que compreendamos que existem dois tipos de competencias a destacar. Por um lado, temos nossas competências técnicas (aquilo que, em inglês, designamos por “hard skills”); por outro, nossas competências pessoais (soft skills).
Ambos os tipos de competência são importantes para os empregadores. Fundamentalmente, o que as distingue é que, enquanto as competências técnicas resultam de uma educação orientada ou da experiência profissional (pressupondo uma aprendizagem ativa e com foco especificamente nas necessidades laborais) as competências pessoais são mais genéricas e inerentes aos indivíduos.
Isso é, quando falamos de competencias técnicas, estamos falando de conhecimentos sobre idiomas, informática, design gráfico, marketing ou mesmo engenharias e áreas técnicas (eletricidade ou canalização, por exemplo). Estas prendem-se com as qualificações, os certificados ou a experiência prévia e designam as capacidades comprovadas com base em outros trabalhos e nas formações anteriores.
Quando falamos em competencias pessoais, pelo contrário, estamos falando de outros aspetos, de índole mais pessoal e muitas vezes ancoradas na personalidade. Aqui, encontramos habilidades como a facilidade de trabalho em equipe, a capacidade de trabalho sob pressão, o espírito de liderança, as capacidades interpessoais e de comunicação, a empatia e o compromisso.
Fazer uma lista para cada um destes grupos de competências é uma excelente forma de ter uma base para começar a criar seu curriculum vitae. Portanto, comece por fazer, em duas tabelas, a lista de competencias pessoais e técnicas que você acredita que possam ser valorizadas pelo futuro empregador.
Quais as competências que você deve por no currículo?
Depois de ter criado a lista das competências técnicas e pessoais, chega a hora de pensar quais são aquelas que você deve colocar no curriculum vitae.
Para começar, nesta análise, é preciso que você compreenda que o curriculum vitae ideal depende do trabalho para o qual você se candidata, sendo que algumas empresas, pelo seu pendor, poderão valorizar mais ou menos determinados aspectos.
Assim sendo, quando vai decidir quais as competências a colocar no currículo deve, primeiramente, perceber quais as competências que são explicitamente pedidas pela oferta de emprego e tentar dar resposta às mesmas. Ainda assim, lembre-se de que você deve ser honesto e que nunca deve mencionar capacidades que você não tenha.
Algumas capacidades poderão estar entre o técnico e o pessoal, surgindo casos como a capacidade de uso de ferramentas informáticas, a gestão de prazos, a proatividade, a capacidade de expressão escrita e/ou oral ou ainda a literacia matemática.
Mesmo sendo importantes, nem todos os trabalhos pedirão que você expresse tais competências. Exemplificando, se você está se candidatando para ser babysitter de uma criança, poderá ser desnecessário referir que você tem uma excelente capacidade de interação com dispositivos informáticos.
Comprove que você tem as capacidades enunciadas
O processo de provar ao empregador que você tem as capacidades que menciona no curriculum vitae pode ser complexo. Na verdade, para que o curriculum vitae fale por você, comprovando que tem, em efetivo, as caraterísticas que menciona, é importante que refira como foi feita a sua aprendizagem, listando cursos ou contextos em que você tenha utilizado tais competências.
Como organizar o curriculum vitae para mostrar as competências?
Existem vários modelos de curriculum vitae e, ocasionalmente, no Brasil, você vai se deparar com situações em que as empresas pedem modelos específicos ou caraterísticas específicas para o curriculum vitae (como, por exemplo, um número máximo de páginas).
Existem muitos modelos de curriculum vitae, que você pode consultar online. Em alguns casos, você pode organizar o currículo cronologicamente, sendo que, em outros casos, você poderá optar por uma organização com base na relevância das informações que disponibiliza.
Talvez nem toda sua experiência efetiva de trabalho deva estar expressa no currículo. Por exemplo, se você tem vários anos de experiência no mercado de trabalho, poderá ser útil priorizar os trabalhos que vão de encontro ao leque de atividades da empresa para a qual, agora, você está formalizando sua candidatura. Neste caso, alguns elementos, menos pertinentes para a candidatura, podem ser omitidos ou referidos de forma mais breve, em um único ponto de resumo. Para exemplificar: caso você esteja interessado em um trabalho como advogado, poderá deixar de fora seu trabalho como funcionário de balcão durante os anos da faculdade (embora, em algumas situações, este tipo de menção possa ser relevante para o empregador, por revelar sobre você aspetos como a humildade, a capacidade de comunicação ou a capacidade de trabalho em ambientes com vários tipos de pessoa).
Para pessoas que têm menos experiência de trabalho ou que tenham acabado seus cursos e procurem um primeiro emprego, a menção de experiências anteriores, incluindo aquelas que são em outras áreas profissionais, pode ser útil para garantir que o potencial empregador consiga ter uma visão mais clara sobre o seu perfil pessoal e profissional.javascript:void(null);
O encontro com o melhor modelo de curriculum vitae pode ajudar neste processo, já que alguns modelos serão, certamente, mais adaptados às suas necessidades pessoais do que outros.
Competências: o que procuram os empregadores?
Não existe uma fórmula mágica para que se compreenda o que deseja um empregador. Cada candidatura será para uma empresa e um empregador específicos, que têm, certamente, opiniões distintas sobre o que carateriza um bom funcionário.
Algumas das competências principais e mais importantes serão, por norma, mencionados na oferta de emprego. Outras, poderão ser conhecidas com uma visita breve ao site da empresa e a análise dos seus valores e objetivos. Ainda assim, quando o envio é feito para várias empresas ou colocado em redes onde o empregador possa encontra-lo, o processo de definição das competências a expressar pode não ser tão simples.
Se você for enviar seu curriculum vitae para várias empresas ou colocá-lo online, recorde que o mais importante é fazer uma pergunta a você mesmo: “o que quero comunicar sobre mim?”. Esta pergunta ajudará a definir se você quer fazer um perfil pessoal mais estrito onde se foque na sua formação e experiência ou se quer dar mais informações sobre as coisas que possam defini-lo como pessoa (como, exemplificando, trabalhos de voluntariado ou escrita para blogues pessoais). Procure sempre mencionar capacidades de transição, como o desejo de aprender mais ou a capacidade de adaptação.
Dicas e conselhos úteis para quem quer garantir um bom curriculum vitae
Quando se fala nas competências a referir num curriculum vitae, o ideal é que você tenha em mente que todas as situações são distintas e que, em todas, existe, por isso, margem para erros.
Evitar esses erros é mais simples quando se aproveitam ferramentas profissionais, que consigam ajudar na criação do curriculum vitae; ou quando alguém que tem vários (e bons) curricula vitae, como um eventual amigo que trabalhe na área dos Recursos Humanos, está disposto a ajudá-lo.
Saber quais as competências a destacar e como destaca-las irá ajudar a que você seja chamado para a entrevista de emprego e a que, potencialmente, consiga a vaga pretendida.
Assim, vale a pena seguir algumas dicas, para garantir uma apresentação de um curriculum vitae tão bom quanto possível, para melhorar suas chances de contratação. Deixamos algumas sugestões:
- Crie uma lista das suas competências pessoais e técnicas, que possa servir de base a qualquer currículo que você venha a criar, para qualquer oferta de emprego;
- Avalie a oferta de emprego antes de começar seu currículo e veja quais são os pontos destacados. Tente criar seu curriculum vitae de acordo com a oferta de trabalho, listando as competências que fazem de você o candidato ideal, destacando-o dos demais;
- Apresente dados genéricos e específicos. Quanto mais orientada para o trabalho ao qual você se candidata, melhor especificada deve ser a competência. Por exemplo, se um trabalho exige que use computadores, você pode especificar a capacidade com informática e destacar os programas que domina ou se tem capacidades ao nível do HTML;
- Tenha em mente, na criação do curriculum vitae, que todos os elementos fornecidos devem ser honestos e saiba quais os exemplos que você pode dar, para cada ponto, em um contexto de entrevista de emprego.