Como escrever o CV de Marketing perfeito? Conheça nossas dicas, exemplos e Modelos de Currículo!

Pode até ser um choque, mas muitos profissionais de marketing podem promover produtos e atingir objetivos promocionais, mas têm uma imensa dificuldade no momento de criar um currículo de marketing impressionante. A desvantagem disso é que acabam por perder uma oportunidade que, de forma simples, poderiam ter. Um CV é um passo importante para subir na carreira e, caso não se consiga vender, isto vai se refletir negativamente nas suas capacidades. Além disso, a apresentação é igualmente importante. Por isso, certifique-se de utilizar um modelo de currículo concebido por profissionais. No caso de o seu curriculum vitae precisar de ser revisto para o tornar perfeito, leia sobre formas de o fazer sobressair para que você possa conquistar qualquer trabalho de marketing (online).

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Como Escrever um CV para um Trabalho de Marketing

Nos competitivos mercados atuais, as empresas lutam pelos mesmos clientes. Desta forma, é preciso provar que se pode conquistar clientes. Para que seu CV atraia a atenção, você precisa conhecer seu público-alvo. Neste caso, que empresa está oferecendo o trabalho? Que técnicas aplicam? Como você pode melhorar sua mensagem promocional para produzir os melhores resultados? Assim que você souber o que a empresa que está contratando precisa, adapte seu currículo às suas necessidades. Você deve também destacar seus pontos fortes na indústria. Você é bom em marketing online ou offline? Ao mostrar seus pontos fortes, certifique-se de que sejam relevantes para a posição que você pretende alcançar.

Trabalhos de Marketing mais comuns

O marketing digital é um vasto setor, com numerosas opções de trabalho. Um trabalho neste campo tem funções variadas e requer um conjunto de competências único e conhecimentos específicos da indústria. Aqui estão alguns dos empregos disponíveis na indústria:

Especialistas em Marketing

Seu trabalho consiste na criação de campanhas promocionais que apoiem o crescimento das empresas. Através de estudos de mercado, estes determinam as tendências atuais do mercado e os tipos de produtos que são procurados. Após fazerem uma análise de mercado, apresentam as suas conclusões à direção superior para posterior implementação.

Administrador de Redes Sociais

Um administrador de redes sociais constrói a notoriedade da marca de uma empresa através das redes sociais e de campanhas de marketing online. Atualizam as páginas dos meios de comunicação social de uma organização com conteúdos relevantes e posts regulares, para gerar leads e promover vendas. Com um acompanhamento atento das tendências das redes sociais, podem ajustar os esforços de uma empresa no que respeita à sua ação nos meios de comunicação social para atingir os objetivos promocionais.

Especialista em SEO

Um especialista em otimização de mecanismos de pesquisa assegura a visibilidade do site da empresa e a sua elevada classificação nos mecanismos de pesquisa para gerar tráfego estável. Empregam, para isso, múltiplas táticas SEO, incluindo a otimização do site utilizando palavras-chave específicas, melhorando a velocidade do site, e o seu uso na versão mobile. A otimização do site também inclui táticas SEO na página como a otimização de títulos de páginas, etiquetas de cabeçalho, meta tags, e construção integrada de links. Os peritos em SEO podem analisar o desempenho das suas táticas e ajustá-las para alcançar melhores resultados.

Especialista em Conteúdos

Um especialista em conteúdos identifica os tipos de conteúdos que aumentarão a visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Suas funções incluem também a redação de artigos para blogues, as cópias de vendas, as cópias de emails, e as newsletters para o site da sua empresa. Também se certificam de que os conteúdos relevantes são publicados no espaço online para aumentar o envolvimento do cliente no site.

Gestor de produto

Os gestores de produtos supervisionam o desenvolvimento de produtos e asseguram que estes satisfaçam as necessidades dos consumidores. A maioria dos especialistas apresenta ideias de produtos baseadas na investigação da indústria e na interação com os consumidores. Utilizam seus conhecimentos de comprador para criar produtos que satisfaçam suas necessidades, aumentando, ao mesmo tempo, a rentabilidade da empresa. O trabalho envolve também o acompanhamento do processo de produção até à sua conclusão e a garantia de que o custo não excede o orçamento.

Analista de Marketing

Os analistas determinam a eficácia das campanhas promocionais através do estudo e avaliação das tendências. Seus trabalhos envolvem a recolha de dados e a utilização das informações para criar melhores planos de marketing digital, que irão aumentar os resultados da empresa.

O que colocar no CV?

As seções seguintes devem constar do seu currículo:

1. Informações pessoais

No topo do seu CV, indique seu nome completo, nacionalidade, endereço residencial, endereço eletrónico e número de telefone. As informações facilitarão a obtenção de uma entrevista por parte de potenciais empregadores.

2. Perfil do CV

Logo abaixo das informações de contato, é necessário um resumo de uma ou duas frases, que destaquem seus atributos e as experiências que são relevantes para o trabalho. O seu perfil profissional diz ao recrutador porque devem considerar você para o cargo.

3. Antecedentes educacionais

Faça uma apresentação da sua história educacional desde o nível mais alto até ao mais baixo. Uma vez que o marketing digital é uma carreira competitiva, acrescentar cursos de desenvolvimento profissional ou conferências em que você participou pode contribuir para que se destaque do resto dos candidatos. Além disso, esses cursos adicionais demonstram a sua paixão e empenho na obtenção do sucesso.

4. Experiência profissional

Ao fornecer seu historial de emprego, abstenha-se de listar suas funções. Em vez disso, mostre como você fez a diferença ao fornecer estatísticas relevantes e ao mencionar realizações significativas. Você deve também utilizar termos padrão da indústria para destacar seus conhecimentos na área.

5. Habilidades

Que habilidades e competências você tem que estejam de acordo com o trabalho que pretende? Mesmo que você não tenha experiência, inclua atributos que tenha adquirido em programas de voluntariado ou faculdade. Forneça as suas capacidades de marketing especializado e traços pessoais que sejam relevantes para o trabalho que você busca.

6. Interesses pessoais

É uma seção opcional onde você menciona seus hobbies e suas paixões. Os passatempos irão fornecer ao recrutador a impressão de que você é uma pessoa completa. No entanto, não minta sobre seus passatempos.

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O que escrever na sua Declaração Pessoal?

A declaração pessoal ou o resumo do perfil é a primeira seção que um recrutador irá ler. Desta forma, deve ser eficaz e destacável, caso queira que o responsável pelo recrutamento leia o resto do currículo. Como é que se faz para chamar a atenção?

Conheça seu público-alvo

O que é que o contratador procura em um empregado? Quando conhecer as capacidades essenciais que eles procuram, adapte sua declaração em conformidade com as expectativas. Comece pelos atributos e experiência que serão valiosos para o recrutador e, desta forma, você terá sua atenção.

Apresente sua Proposta de Valor

Essas capacidades e características únicas que o distinguem de outros candidatos são o que podemos chamar de proposta de valor. Mostre ao recrutador que você acrescentará valor à empresa.

Estatísticas de utilização

Listar seus papéis e atributos na declaração pessoal não assegura ao recrutador que você possa cumprir seu dever no trabalho. Você tem de destacar seu desempenho impressionante, apresentando provas concretas como estatísticas e números. Se suas técnicas promocionais impulsionaram as vendas, quais são os números exatos? Apresente-os!

Aqui estão alguns exemplos de resumos de perfis:

Exemplo 1: Comerciante digital orientado para o cumprimento de objetivos, com mais de cinco anos de experiência na condução de iniciativas promocionais. Sou um especialista em marketing online, geração de leads, e criação de conteúdos. No meu trabalho anterior, aumentei o tempo de permanência dos visitantes do site para oito minutos.

Exemplo 2: Gestora de publicidade orientada para resultados, com vasta experiência em técnicas promocionais de cativação. Tenho um excelente espírito de design e comunicação com o público a que este se destina.

Exemplo 3: Administrador de redes sociais auto-motivado, com três anos de experiência, forte capacidade analítica, e interesse em campanhas de comunicação social. Tenho uma comunicação exemplar, múltiplas competências interpessoais e trabalho bem sob pressão para atingir objetivos.

Quais são as Habilidades ou Competências Importantes a Mencionar para um Profissional de Marketing?

Como profissional de marketing, é necessário incluir capacidades específicas da indústria para fazer ser escolhido. Além disso, se a empresa contratante estiver a utilizar software de rastreio, o seu CV deve ter algumas palavras-chave para passar esse rastreio. Aqui estão os atributos a incluir:

Proficiência em Técnicas Promocionais Específicas

A promoção do produto é ampla e, dependendo da sua área de especialização, algumas das competências específicas do canal incluem PPC, captação de audiência, edição de vídeo, criação de conteúdos, web design, e optimização de versões mobile. Se estiver a candidatar-se a uma posição de especialista em SEO, a pesquisa de palavras-chave e a criação de conteúdos devem estar no topo da sua lista.

Especialização em software

As campanhas promocionais requerem a utilização de ferramentas para a realização de tarefas. Por exemplo, é necessário ser proficiente em Microsoft Office, Photoshop, automatização de correio electrónico, ferramentas de edição de vídeo, e ferramentas de desenho, entre outras. O domínio de ferramentas e softwares relevantes lhe dá uma vantagem competitiva.

Linguagens de Programação

Liste as línguas de codificação que você conhece e que ajudarão no trabalho de marketing no seu novo emprego. Mesmo os sistemas de gerenciamento de conteúdos que você utilizou no passado podem colocá-lo à frente de outros candidatos.

Como se destacar entre os demais candidatos?

Use Estatísticas no Seu Currículo

Em vez de listar as suas responsabilidades na história do emprego, realce as suas realizações e utilize estatísticas para mostrar o seu histórico profissional.

Utilizar um modelo de CV impressionante

Depois de rever vários currículos seguidos, o recrutador ficará aborrecido, e um modelo de CV marcante pode salvar seu CV de ser colocado de lado. Use um pouco de cor; isto pode ser interessante no mundo da publicidade, mas lembre-se de manter o CV com bom gosto. Você também pode usar um desenho de duas colunas, já que este é mais fácil de ler.

Use Palavras de Ação Poderosas

Palavras de ação farão com que o recrutador leia o seu CV. Por exemplo, utilize palavras como "conteúdo promocional concebido" em vez de "responsável pela conceção". As palavras de ação farão com que o seu CV seja mais assertivo.

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Que caraterísticas pessoais pretende o empregador?

Comunicador eficaz: uma excelente capacidade de comunicação é vital no marketing. Você precisa ser um especialista na adaptação da sua mensagem ao público.

Solucionador de problemas: trazer novas pistas para a empresa pode ser um desafio e, por vezes, as campanhas encontrarão becos sem saída. Desta forma, é necessário alguém que consiga pensar no momento e encontrar soluções.

Criatividade: é preciso ser inovador para apresentar campanhas únicas que promovam as vendas.

Capacidades interpessoais: a maioria das tarefas promocionais são feitas em grupos. Portanto, você deve ser capaz de trabalhar bem com outros para conseguir o trabalho.

Que outras informações são importantes para mencionar como profissional de marketing?

Suas capacidades em marketing não podem solidificar a sua candidatura se não houver nada que sustente suas alegações. Por conseguinte, você deve acrescentar uma ligação ao seu trabalho. Pode ser uma carteira de marketing online, o perfil LinkedIn, um blog pessoal, ou páginas de redes sociais profissionais. Isto dará ao recrutador uma melhor ideia das suas capacidades e realizações.

Como mencionado anteriormente, candidatar-se a um trabalho de marketing implica vender as suas capacidades, o que deve ser fácil para os profissionais de marketing. Se você aproveitar a sua capacidade de comunicação, terá vantagem sobre outros candidatos.

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